Gestão de Riscos
Gestão de Riscos na Governança Institucional

A Gestão de Riscos é um pilar essencial que sustenta a governança e a gestão eficiente de uma instituição. No contexto do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO) entende-se que dirigir e controlar a instituição em relação aos riscos é fundamental para alcançar objetivos e executar a estratégia institucional de forma eficaz. 

Para isso, cada unidade do PJRO está comprometida em identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar eventos que possam impactar nossos objetivos. Essa colaboração proativa é a base para a efetiva governança institucional.

A Gestão de Riscos é um processo contínuo e abrangente que visa contribuir para a redução ou neutralização dos riscos, possibilitando que a instituição esteja preparada para enfrentar qualquer desafio que possa surgir. Além disso, o gerenciamento de riscos deve ser dinâmico e interativo, adaptando-se constantemente às mudanças nos ambientes interno e externo. Essa abordagem garante que a instituição esteja sempre preparada para enfrentar riscos inesperados e não controlados, mantendo sua resiliência e integridade.



Definição de Risco - Perspectiva

No contexto institucional, entende-se risco como um evento com potencial para impactar positiva ou negativamente os objetivos e metas do PJRO.

Assim, toda a instituição se compromete em evoluir continuamente quanto à abordagem de Gestão de Riscos para fortalecer a governança institucional, garantir a eficiência operacional e, acima de tudo, fornecer serviços públicos de qualidade. Junte-se a nós nessa jornada de excelência institucional!




Normativos
  • Política de Gestão de Riscos do PJRO (Resolução n. 298/2023).
  • Plano de Gestão de Riscos do PJRO    (em breve)
  • Manual de Gestão de Riscos do PJRO (em breve)